Entrada ---ee--- Projectos ---ee--- Pegada Ecológica ---ee--- Custódia da Natureza ---ee--- Apoiar ---ee--- Contacto
O que é a Custódia da Natureza? PDF Imprimir
Índice de artigos
O que é a Custódia da Natureza?
O objectivo das Custódias da Natureza
Acordos para a conservação
Uma estratégia complementar
As custódias da natureza utilizam técnicas e metodologias procedentes de disciplinas tão diversas como a educação, as relações públicas, a ecologia e a biologia, o direito civil e administrativo, a mediação e o ordenamento do território e urbanismo.

Finalmente é importante referir que a custódia da natureza não é a solução única e definitiva para as necessidades de preservação, nem é útil para resolver situações urgentes. Não pretende substituir os instrumentos administrativos destinados à conservação dos valores naturais e culturais como são os espaços naturais protegidos ou o planeamento urbanístico.

A custódia da natureza estabelece-se como uma estratégia complementar aos mecanismos de protecção existentes. Assim, por exemplo, podem-se estabelecer contratos de custódia no interior de espaços naturais protegidos ou em zonas classificadas de interesse especial por um determinado plano de ordenamento. As exigências de conservação, recuperação e a complexidade da realidade territorial têm demonstrado que fazem falta novos instrumentos alternativos às fórmulas clássicas de protecção. A utilidade da custódia centra-se no envolvimento da sociedade civil, trazendo novos actores e novas soluções que garantam a manutenção e recuperação dos serviços ecológicos prestados pelos ecossistemas para as gerações vindouras.