Entrada ---ee--- Projectos ---ee--- Pegada Ecológica ---ee--- Custódia da Natureza ---ee--- Apoiar ---ee--- Contacto
O que é a Pegada Ecológica? PDF Imprimir
Índice de artigos
O que é a Pegada Ecológica?
Como se calcula a Pegada Ecológica?
A quem se destina?
Como reduzir a pegada ecológica?
Como compensar a pegada ecológica?

A quem se destina?

Inicialmente associada ao cálculo da Pegada Ecológica do cidadão, ou de determinada sociedade, recentemente passou recentemente a ser utilizada também por empresas e outras organizações. Neste âmbito, o principal objectivo da Pegada Ecológica é determinar a superfície necessária para manter os consumos de recursos e a produção de resíduos por uma dada organização. Desta forma permite avaliar o impacto da actividade sobre a Natureza, assim como quantificar e prever o êxito e o fracasso de possíveis medidas adoptadas que permitam uma melhoria da eco-eficiência produtiva da mesma.
No caso de uma empresa ou organização se mostrar interessada em estabelecer com a Quercus um compromisso de redução do uso e degradação dos bens comuns, baseado na melhoria contínua, deverá a mesma entrar em contacto connosco. Neste compromisso deverão estar previstas acções de reposição ou contra-pegada, através de investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas, numa lógica de compensação em metros quadrados ou hectares, com base na fórmula de cálculo da pegada ecológica. São particulamente incentivados compromissos plurianuais que compensem os 12% da reposição dos serviços dos ecossistemas e compensação dos impactes na biodiversidade obtidos após o cálculo da pegada ecológica da organização. Todavia, este programa não deve ser encarado como uma certificação, mas sim como um compromisso voluntário, em que as organizações envolvidas assumem um verdadeiro sistema de progresso onde a melhoria contínua, a auto-avaliação e a responsabilidade serão palavras-chave.

Para que possa ter uma ideia, como cidadão ou cidadã do impacto do seu estilo de vida no planeta Terra, disponibilizamos aqui pequena uma calculadora para que, de forma simples e rápida, faça uma primeira avaliação.

Qual é a minha Pegada Ecológica?

Para que possa ter uma ideia do impacto que o teu estilo de vida tem sobre os recursos naturais do planeta, fornecemos uma pequena ferramenta que permite fazer uma estimativa, em função de algumas categorias. Para tal, basta que responda a algumas
questões.