Tejo Internacional PDF Imprimir

A área do Tejo Internacional possui uma riqueza natural considerável especialmente no que toca à fauna, podendo aí ser observadas várias espécies listadas com o estatuto de vulnerável ou em perigo de extinção no nosso País. Aproveitando o facto da Quercus-ANCN ser proprietária de diversos terrenos nesta área num total de 600 ha e aí possuir também estruturas de apoio e acolhimento (Monte Barata e aldeia do Rosmaninhal), é objectivo deste projecto realizar acções que promovam a melhoria do habitat e favoreçam a reprodução e alimentação de inúmeras espécies aqui existentes, algumas delas raras e ameaçadas.


Foto: Domingos Patacho

A intervenção centra-se numa área total de 610 ha, repartidos por dois pólos distintos. O primeiro pólo corresponde a cerca de 200 ha situados na freguesia do Rosmaninhal do concelho de Idanha-a-Nova, sendo que alguns deles situam-se nas margens do rio Tejo Internacional ocupando estes, 2.5 Km de zona ribeirinha. Estes terrenos correspondem, em geral, a zonas relativamente declivosas ocupadas por áreas de matagal mediterrânico, manchas de montado de azinho disperso, manchas de olival tradicional, escarpas e afloramentos rochosos nas margens do rio Tejo e ainda vales de alguns barrancos afluentes deste rio.

O segundo pólo de intervenção corresponde a cerca de 410 ha do Monte Barata, herdade situada nas freguesias de Malpica do Tejo e de Monforte da Beira do concelho de Castelo Branco. Esta herdade é constituída essencialmente por montado de azinho e sobro, possui 11 ha de olival, áreas de pastagem natural e algumas galerias de vegetação ribeirinha, mais ou menos preservadas ao longo das principais linhas de água.

As intervenções propostas terão um efeito positivo sobre vários habitats, montado de sobro, tamujais, galerias ribeirinhas, zonas húmidas em geral e inúmeros grupos faunísticos dos mamíferos às aves, répteis, anfíbios e invertebrados, incluindo espécies raras e ameaçadas como a águia de Bonelli, águia imperial ibérica, abutre-negro, abutre do Egipto ou o gato-bravo.

Conheça melhor este projecto em www.quercus.pt/projectos/tejointernacional.