Ínicio ---ee--- O Projecto ---ee--- Metodologia ---ee--- Áreas de intervenção ---ee--- Ameaças ---ee--- Parceiros e Apoios
Micro-Reservas: Conservação de Habitats, Flora e Fauna em Perigo PDF Imprimir

As micro-reservas têm como principal objectivo a preservação de habitats naturais e semi-naturais, bem como de espécies da flora, invertebrados e pequenos vertebrados considerados raros, ameaçados ou em perigo de extinção. Têm também uma função importante em investigação científica e em educação ambiental.



O que é uma micro-reserva?

Por todo o território nacional, existem elementos do património natural descontínuos e com pequenas áreas de ocupação, como por exemplo, comunidades de leitos de cheia, escarpas litorais, afloramentos com flora especializada, grutas com morcegos e invertebrados troglóbias, charcas temporárias essenciais à preservação dos anfíbios ou pequenos bosques. A maior ameaça à persistência destes valores é a ignorância: com frequência são devassados ou destruídos porque simplesmente não se sabe que existem ou os decisores não têm consciência da sua relevância para a conservação! Tendo estes espaços, na sua grande maioria, singular importância para a conservação e, não existindo uma figura legal apropriada à gestão destes espaços, o conceito de “micro-reserva” surge como uma ferramenta essencial à preservação de espécies e habitates.

As micro-reservas são pequenas áreas protegidas, raramente com mais de 20 hectares. Têm obrigatoriamente que possuir um plano de gestão e uma definição clara do domínio útil da propriedade. O conceito de micro-reserva foi inicialmente proposto e implementado por Emílio Lagunas Lumbreras, desde 1992, com o apoio do Governo Autonómico da Comunidade Valenciana. Entretanto, no país Valenciano já foram criadas mais de uma centena de micro-reservas e o conceito está a generalizar-se por toda a Europa, sobretudo na conservação de espécies raras e ameaçadas da flora.


Quercus lança campanha para conservar planta em perigo de extinção no Dia Nacional de Conservação da Natureza